Dicas e Perguntas

Dicas e perguntas mais frequentes antes, durante e após as depilações.

Depilar com cera quente causa o aparecimento de pelos encravados?

Os pêlos encravados surgem, na grande maioria, em mulheres que possuem hormônios masculinos em níveis elevados ou nas que têm pelos que nascem enrolados. Como não é possível modificar esta característica, o que ocorre é que, ao ser retirado pela raiz, o pêlo nasce mais fraco. Se a pele da cliente não estiver bem hidratada e a camada de queratina (células mortas que revestem a nossa pele) estiver espessa (ressecamento) o pelo não consegue romper a pele. O segredo é cuidar da pele usando esfoliantes e hidratantes.

Depilar com cera quente causa varizes?

Não. Depilar com cera quente, morna (tépida), roll-on ou fria não provoca varizes, que são veias dilatadas e tortuosas que não têm a capacidade de retornar o sangue. Elas ficam localizadas muito abaixo da hipoderme, porém, se os sintomas de inflamação forem avançados com úlceras e flebite, não é recomendada a depilação nem mesmo com gilete.

A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes?

A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não alcançam.

Depilei o rosto e ele ficou muito vermelho. É normal?

Sim. A pele do rosto fique vermelha logo após a depilação, pois esta região é muito sensível. Evitar a exposição solar usando filtro previne o aparecimento de manchas. Também é normal sentir coceira nas pernas após a depilação, pois a circulação foi ativada com a aplicação da cera e retirada do pelo.

A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço?

Nem somente o calor, sem o movimento de "puxar a cera" altera o tônus da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infravermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.

Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente?
Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia. Se não for alérgica a nenhum produto do composto da cera, pode depilar.

A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele?

As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável, portanto requer cuidado dobrado.

A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria?

Sim. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pelo com mais facilidade e menos dor.

A cera depilatória precisa ser descartável?

Sim. Não se deve usar a mesma cera depilatória em outras clientes.

Não se deve fazer nova depilação com cera em menos de 1 mês da depilação anterior?

A pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida. Então, manter esse intervalo de tempo é importante.

É aconselhável que as gestantes de 9 meses de gravidez realizem a depilação íntima completa (tricotomia) para agilizar os preparativos do parto?

Depende. Siga sempre a orientação de seu médico. Alguns obstetras aconselham a retirada de todo os pelos para facilitar os preparativos do parto. Porém, caso esta seja uma recomendação de seu médico, sugerimos que a depilação seja feita, paulatinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilidade maior que as mulheres apresentam no 9º mês de gestação.

A depilação com cera quente faz os pelos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria?

Não. Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pelos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.

Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pelos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem?

Mito. Os pêlos que resistem à depilação devem sim ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pelos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração, sem causar nenhum tipo de alteração em sua estrutura.

É bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de barbear para não irritar muito a pele?

A depilação com cera quente não irrita a pele. Mas em casos graves de pelos encravados este procedimento pode ser adotado, pois a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pelos encravados e deixá-los pontiagudos, facilitando a saída da pele quando crescer.

A cera quente é mais indicada no inverno, pois as altas temperaturas do verão contribuem para aumentar ainda mais a temperatura da cera, causando vermelhidão na pele?

A temperatura da cera é a mesma no inverno ou no verão. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima ou temperatura externa, tornando a cera mais suportável ou não.

Tenho fragilidade capilar. Que tipo de cera devo usar?

Recomendamos o uso de cera quente ou morna, pois não há pressão sobre a pele ao passar a cera no local. A cera fria precisa de pressão sobre a pele para que o pelo grude nela, o que pode ocasionar uma pequena lesão nos vasos.

Cera Roll-on é considerada uma cera descartável?

Sim. Desde que a cliente tenha seu próprio refil. Quando o refil é usado por mais de uma pessoa a cera que está dentro dele está com impurezas levadas pelo roll-on que faz um rodízio entre a pele da cliente e a cera. Existem no mercado ceras roll-on de excelente qualidade e a cliente deve exigir que o refil seja exclusivamente seu.

Depilei o buço e apareceu uma irritação na pele. Pode ser alergia?

Pode não ser alergia. Ao fazer uma depilação pela primeira vez, principalmente no buço que é uma área muito sensível, é possível que a pele apresente uma irritação que chamamos de foliculite (inflamação do folículo piloso) devido à agressão natural gerada pelo ato de depilar e por ser uma área de fácil contato com as mãos que podem transmitir bactérias na região que está sem a proteção da camada córnea, retirada pela cera depilatória.

Estou fazendo tratamento para acne no rosto. Posso depilar?
 
Se você estiver qualquer tipo de tratamento em sua pele com produtos à base de ácidos ou mesmo tomando medicações via oral com o intuito de tratar a pele através de descamação da mesma, a depilação é desaconselhada. Sugerimos que o tratamento com ácidos seja interrompido pelo prazo mínimo de 7 dias antes de se depilar.

Posso me expor ao sol antes e após a depilação?

Você não deve se expor excessivamente ao sol por, no mínimo, 24 horas antes e 24 horas depois de se depilar. Conheça os motivos:

Antes: ao ser expor ao sol antes de se depilar, sua pele fica sensível e a temperatura da cera em contato com a pele sensível pode causar queimaduras ou mesmo causar manchas.

Depois: ao se expor no sol após a depilação, você está expondo uma pele sem a proteção natural dela aos raios solares. Após a depilação a pele também fica sensível, mesmo que você não perceba. Ao se expor ao sol direto, mesmo que com filtro solar, você poderá prejudicar sua pele e causar manchas.

IMPORTANTE: Se você estiver muito bronzeada pelo sol ou pelo uso de qualquer produto químico, e desejar fazer depilação, corre o risco de perder o bronzeado e ficar com a aparência desbotada no local onde a cera foi aplicada.
ATENÇÃO: USE SEMPRE FILTRO SOLAR EM TODO O CORPO.

Posso passar anestésico antes de fazer a depilação?

O uso de anestésicos não é recomendado por vários motivos entre eles o de que mesmo sendo um produto de uso tópico poderá causar algum tipo de reação séria a sua saúde além de que seu uso tira a sensibilidade da pele podendo prejudicar no resultado final de sua depilação causando danos à mesma.

O que o Bella Depilly recomenda para as clientes para que o resultado final da depilação seja satisfatório?

Recomendamos:
·        
Evite expor-se ao sol e usar cremes e desodorantes que contenham álcool em sua formulação, no período de 24 horas após a depilação, para não causar manchas na pele.
·        
Não faça uso de calças jeans apertadas após a depilação das pernas e virilha para não causar irritação na pele.
·        
Após a depilação de qualquer parte do corpo, use SEMPRE O PROTETOR SOLAR, mesmo em dias de chuva.
·        
Se você estiver com assaduras, irritações ou algum tipo de anomalia na pele deve procurar depilar-se numa outra ocasião.
·        
Nunca retire pelos encravados utilizando agulhas e alfinetes. Este procedimento poderá causar manchas na pele além de possíveis infecções.
·        
Faça uma esfoliação até 3 dias antes de se depilar como forma de evitar que os pêlos encravem.

Grávida pode fazer depilação (com cera quente ou fria)?
Descrição: pixel
De modo geral e se for com cera, pode sim, desde que você não seja sensível demais à dor extra que poderá sentir. Isso porque as grávidas têm um maior fluxo de sangue correndo pelo corpo, especialmente na área vaginal, e podem sofrer mais que de costume na hora da depilação.


Tanto a cera quente como a fria não vão fazer mal para a mãe ou para o bebê, mas é preciso tomar bastante cuidado com as condições de higiene do local onde a mulher se depila, porque, isso sim, pode ser fator transmissor de doenças", afirma a obstetra Daniela Maeyama, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Para evitar problemas, certifique-se de que a cera usada em você não é reaproveitada de outras clientes (mesmo que seja quente) e que todo o material utilizado seja descartável.

A doutora Daniela recomenda às suas pacientes que evitem os cremes depilatórios, porque eles são produtos químicos mais fortes, que podem conter amônia na fórmula e passar para a corrente sanguínea da mãe e, consequentemente, para o bebê em desenvolvimento.

Usar lâmina de barbear também pode, mas tenha em mente que durante a gravidez há mais probabilidade de você ter pelos encravados, que podem incomodar bastante. O clareamento de pelos também está liberado, por não haver indícios de que possa prejudicar o bebê.
 
Procedimentos de depilação definitiva, como os com laser ou eletrólise, são em princípio seguros, mas não são aconselháveis durante a gestação, porque a mudança hormonal pode provocar o escurecimento da pele no local das aplicações. Outras técnicas, que envolvem a inserção de produtos químicos no local onde o pelo crescia, não são aconselhadas.

 

Sobrancelha Modelada = Rosto Harmonioso

Meninas como uma sobrancelha bem feita realça o rosto... reparamos logo quando uma sobrancelha está bonita e o contrário também... a make pode estar lindíssima, mas se elas não estiverem feitas com certeza não ficará completa.

Salientes ou mais suaves, sobrancelhas bem definidas são muito expressivas. A forma correta faz com sejam a moldura perfeita para o olho, e pode fazer com que o rosto pareça rejuvenescido.

Depilação Roll-on

Trata-se, atualmente, do método de depilação mais higiênico disponível no mercado. Esse garante que a cera será utilizada apenas uma vez, consistindo em um aparelho que esquenta a cera, a qual é, então, aplicada na área a ser depilada, e a depiladora a retira com um tecido falso. Além de ser rápida, a depilação roll-on não queima a pele como a cera quente e nem é tão dolorida quanto à cera fria. O roll-on é mais indicado para as pernas porque ajuda a diminuir a quantidade e a força dos pêlos.

Depilação íntima personalizada é tendência entre as mulheres

O verão foi embora, mas nem por isso as mulheres ignoram aqueles incômodos pelinhos que nunca param de crescer. Se depilar pelos métodos tradicionais - cera, creme depilatório, gilete - ainda é a opção da maioria das mulheres. Mas cada vez mais, aumenta a procura pela depilação personalizada na região pubiana. A diferença é que a mulher escolhe a forma, ou o desenho, da área a ser depilada.
SOBRANCELHAS MODELADAS O IDEAL É SEMPRE PROCURAR UM BOM PROFISSIONAL, que irá avaliar o formato do seu rosto, dos olhos, e o que fica melhor em você!

Como evitar o escurecimento das axilas?

Considerado um dos grandes vilões da beleza feminina, o escurecimento das axilas, possui diversas causas: alterações hormonais, atrito, suor excessivo, obesidade, irritações por desodorantes, tecidos sintéticos e algumas formas de depilação.  Além disso, mulheres de pele morena têm mais predisposição à alteração da pigmentação da pele.

Algumas dessas causas só podem ser evitadas através de tratamentos médicos. Já para outras, bastam algumas mudanças de hábito: evitar métodos depilatórios agressivos, o uso de tecidos sintéticos e desodorantes com álcool.

Caso você já tenha notado o aparecimento da pigmentação, o melhor é ir ao dermatologista logo no início. Isso porque, dependendo do quadro, apenas o uso de hidratantes ou a troca do desodorante pode solucionar o problema. Entretanto, nos mais graves, é necessária a utilização de cremes despigmentantes feitos à base de ácido, produzidos por manipulação e receitados somente por médicos.

Antes de qualquer coisa, é preciso observar algumas dicas básicas para uma boa depilação:

·         Faça depilação com a pele limpa para evitar infecções.
·        
Depile-se após o banho. O vapor abre os poros e amolece os pelos.
·        
Evite expor a pele à água do mar e usar perfumes por 24 horas após a depilação, para evitar irritações.
·        
Em áreas com irritação, inflamação, ferimentos, verrugas ou veias varicosas, jamais deve ser passada a cera ou gilete.
·        
Tratamentos com ácido glicólico ou retinóico devem ser suspensos uma semana antes da depilação, pois deixam a superfície tão fina e sensível que a pele pode ser arrancada.
·        
Não é aconselhável usar desodorante nas primeiras seis horas após depilar as axilas.
·        
Acalme e hidrate a pele depois, com um pós-depilatório sem álcool.

·         Os nossos clientes são o mais importante no nosso negócio. Venha verificar, pois estamos empenhados em proporcionar a Você um serviço de alta qualidade e grande valor numa ambiente agradável.

 

Que cuidados devo ter antes de fazer a depilação?

·         Sempre que possível realize uma esfoliação, seguida de hidratação, esse procedimento diminui consideravelmente o surgimento de pelos encravados;
·        
Se estiver fazendo uso de produtos a base de ácidos, principalmente no rosto, deverá suspender o uso 07 dias antes e após a depilação; Se utilizar produto manipulado deverá pedir orientação ao seu dermatologista com relação à autorização para efetuar a depilação na região;
·        
Não deverá usar desodorante que contenha em sua fórmula álcool;
·        
Não deverá se expor ao sol, por no mínimo 48 horas, antes e depois de se depilar;
·        
Para a realização de sua depilação é necessário que sua pele esteja livre de cremes e óleos, preferencialmente limpa. Um banho quente antes de efetuar sua depilação pode diminuir a sensação de dor.

Há cuidados especiais após a depilação?

·         Não deverá usar roupas íntimas apertadas após a depilação da ignal/virilha; Após depilar o buço e/ou sobrancelha, deverá fazer uso de filtro solar por um período de 48 horas para proteger a pele e evitar manchas;
·        
Não deverá se expor à alta temperatura como vapor, até 48 horas após a depilação;
·        
Não deverá se expor ao sol 48 horas após a depilação.

Qual a temperatura da cera a ser utilizada?

A temperatura é de 30° a 37° na temperatura corporal.

Qual a diferença entre a cera fria e a quente?

A cera quente dilata os poros facilitando a retirada dos pelos pela raiz, assim o pelo demora a crescer, diminuindo a sensação de dor e minimizando a possibilidade de quebra dos pelos e hematomas. A cera fria pode quebrar o pelo portanto o crescimento do pelo é mais rápido e pode também causar hematomas, pois o processo de retirada do pelo é de fricção.

É necessário usar a pinça?

Somente quando necessário para que a depilação fique perfeita.

Qual a utilidade do talco na depilação? Ele é obrigatório?

Formar uma película protetora, após a segunda aplicação de cera, para evitar a sensibilidade. Seu uso é obrigatório, principalmente nas regiões da virilha e axilas.
É obrigatório aplicar o gel pós-depilação?

É indicado para fechar os poros e aliviar a sensação de formigamento.

Por que é mais dolorido depilar no período pré-menstrual e durante a menstruação?

A mulher neste período tem mais sensibilidade pela mudança hormonal que acontece.

A depilação é recomendada para gestantes?

Não há problema algum, apenas é aconselhado à depiladora acomodar de maneira mais confortável a cliente, para não causar incomodo ao bebê.

A depilação deixa hematomas na pele?

Pode acontecer principalmente na região da virilha, devido a um movimento brusco na hora de retirar a cera, mas não é muito comum. É indicado aplicar uma pomada no local do hematoma.

O que são pelos encravados e porque eles ocorrem?

É todo pêlo que não consegue romper a pele. Ocorre por vários motivos, os mais comuns são a pele ressacada, distúrbios hormonais e agressão contínua da roupa sobre a pele.

Como evitar pelos encravados?

Manter a pele sempre hidratada, fazer esfoliações de preferência utilizar com freqüência uma bucha natural.

É normal a pele sangrar durante a depilação?

Sim. Quando a raiz está maior que os poros e o pêlo está mais grosso, acontece um rompimento da pele na hora da extração.

É normal ocorrer coceira na área depilada alguns dias depois da depilação?

É normal sim. A coceira ocorre quando os pêlos começam a romper a pele, geralmente leva uns dez dias para que isso aconteça e é mais intenso em peles que estão desidratadas. Creme, bucha natural ou peeling atenuam a coceira. Coçar provoca feridas.

A depilação pode manchar a pele?

Sim. A pele quando infecciona, produz uma maior quantidade de pigmentos no local. É uma reação normal do corpo. A mancha pode surgir quando há foliculite ou pêlo encravado na região manipulada. Após depilar o buço e/ou sobrancelha, deverá fazer uso de filtro solar por um período de 48 horas para proteger a pele e evitar manchas. Não deverá usar desodorante que contenha em sua fórmula álcool. Não deverá se expor à alta temperatura como vapor, até 48 horas após a depilação.Não deverá se expor ao sol 48 horas após a depilação.

A depilação escurece a pele das axilas?

A produção da melanina, que é a causadora de manchas escuras é maior na região das axilas, que é uma área desprovida de gordura. Tanto a depilação feita com cera quanto a com lâminas ativam a produção de melanina. Existe tratamento com pomadas para esses casos.

Posso passar desodorante nas axilas após a depilação?

Sim. O ideal é aguardar pelo menos 12 horas para evitar irritação.

É normal sentir dormência no braço após depilação das axilas?

Sim. Em conseqüência do ato mecânico de puxar a cera, é provocado estímulos nervosos. A dormência não significa problemas.

A depilação com cera diminui os pelos?

Sim, pois ao arrancar o pêlo com a raiz, enfraquece o bulbo piloso. Mas não é regra, depende de cada pessoa e está relacionado ao processo hormonal.

A depilação afina ou engrossa os pelos?

Métodos que eliminam os pêlos com a raiz, como as ceras depilatórias, se repetidos muitas vezes, podem provocar falhas ou afinar os pêlos nas regiões depiladas. Uma técnica de depilação superficial, utilizada algumas vezes reverte o processo.

Há algum problema em depilar a pele bronzeada?

A depilação retira a camada superficial da pele, o que pode causar manchas.

Qual o espaço de tempo recomendado entre uma depilação e outra?

Não existe uma regra específica para o tempo entre as depilações, mas deve-se observar um ciclo para o crescimento dos pêlos e isso depende do ritmo hormonal.
É recomendado iniciar na adolescência, evitando com isso o uso de lâminas, que prejudicam a estrutura dos pêlos deixando-os mais grossos e aumentando a quantidade de pêlos em cada poro.

O que é foliculite e por que é causada? O que devo fazer caso ocorra?

São inflamações nos poros e têm aparência de espinhas. A principal causa são os pêlos encravados, alergia ou irritação. É indicado ter orientação médica.